Observação do Jogo

30-11-2011 00:37

 

Trabalho realizado no âmbito da metodologia I - Futebol

 

 

Observação do Jogo                                                                              

 

Observação Individual/Sectorial

            Defesa Central – Bem posicionado, comunicando constantemente com os colegas de equipa sobre as movimentações adversárias. Bom a progredir no terreno de jogo com a bola controlada.

            Defesa Lateral – Os dois laterais acompanham regularmente as acções ofensivas da equipa dando largura ao jogo e criando desequilíbrios para o lateral da equipa adversária. Defensivamente são um pouco permeáveis, no entanto preocupam-se sempre em fechar o meio quando a bola se encontra do lado oposto.

            Pivot Defensivo – Bem posicionado, seguro na manutenção da posse de bola sem comprometer o equilíbrio defensivo. Ofensivamente não acrescentou nada de relevante ao jogo da equipa.

            Médio Centro – Os dois médios centros acompanharam quer as movimentações ofensivas quer as defensivas da equipa o que confere um bom equilíbrio á mesma. Ambos eram bastante móveis o que confundia a defesa adversária e deram bastante largura e profundidade ao jogo ofensivo da equipa embora por vezes não souberam temporizar o jogo da melhor maneira.

            Avançado – Nota-se que é um avançado bastante móvel que tenta pressionar o adversário mal este começa a construir jogo no sector mais defensivo. Conseguir recuperara algumas bolas logo nesse sector de terreno o que é bastante positivo. No entanto exagerou bastante no drible perdendo algumas posses de bola que poderiam causar ocasiões de golo caso tivesse optado pelo passe.

 

 

 

Observação Colectiva

A Equipa organizou-se no esquema 1:3:3:1.

Nota-se que o jogo é jogado maioritariamente pelas zonas laterais do terreno, conferindo uma grande lateralidade e profundidade do jogo ofensivo da equipa.

Ao longo do jogo e apesar de a equipa ter feito o 2-0 com relativa facilidade, notou-se que esta é uma equipa bastante posicional que opta na maioria das vezes por situações de contra ataque em detrimento de um ataque organizado e posicional dando constantemente a iniciativa de jogo ao adversário.

Durante o jogo a equipa utilizou sempre um bloco defensivo baixo, estando os sectores bastante juntos e recuados o que facilita os contra ataques aquando da recuperação da posse de bola visto ter dois jogadores bastante rápidos que ocupavam as zonas laterais do terreno dando óptimas linhas de passe e progredindo rapidamente no terreno de jogo, surgindo desta forma os dois golos com que derrotaram o adversário.